Quem não sabe pensar acredita no que pensa.

Quem sabe pensar desconfia do que pensa, e põe-se a repensar…

Curiosidades

Posted by teiversonalves em 25 de maio de 2007

Por que o céu é azul?

Quando a luz atravessa um meio, ela é espalhada pelas partículas do meio. Quando o Sol está alto, a sua luz atravessa uma fina camada da atmosfera. Essa camada não é suficientemente espessa para esgotar muito o azul da luz do Sol. No final da tarde, no entanto, a luz do Sol poente incide obliquamente na atmosfera e segue um caminho muito maior no ar. Espalha-se mais o azul, ficando apenas o vermelho.

De acordo com Lord Reyleigh, ele determinou que a potência dispersa é proporcional à quarta potência da freqüência, ou seja, inversamente proporcional à quarta potência do comprimento de onda. Sendo a luz vermelha de comprimento 6500 angstrons e da luz azul de 4500 angstrons a relação entre elas é de 65/45 = 1,44. Elevando à quarta potência, obtemos 4,3. Isto significa que a luz azul se dispersa em torno de 4 vezes mais efetivamente que a luz vermelha. Por isto o céu é azul.
céu

Por que os ventos nos fazem sentir mais frio em um dia frio?

A primeira razão por que sentimos mais frio em um dia de vento resulta do fato de que a camada envolvente de ar aquecido pelo corpo é desalojada rapidamente por nova porção de ar. Quanto mais forte o vento, tanto maior a massa de ar que entra em contato com a pele, consequentemente, tanto maior é a quantidade de calor que o corpo perde para o ar. Existe uma outra razão. Nossa pele sempre elimina um pouco de umidade, mesmo quando o ar está frio.
Para transpirarmos, precisamos estar aquecidos. Este aquecimento deriva-se de nosso corpo e da camada envolvente de ar. Quando o ar está parado, a transpiração é lenta, pois a camada de ar adjacente à pele está ainda saturada de camada de vapor – e com ar úmido, a evaporação não é tão intensa. Mas quando o ar circundante está em movimento e novas porções sucessivas entram em contato com a pele, a transpiração não é abundante, requerendo muito calor, que retira do corpo.
vento

Por que a neve é branca?

A neve tem a cor branca pela mesma razão que parece branco o vidro moído e, em geral, todas as substâncias transparentes quando são trituradas. Isto acontece porque os raio de luz, ao penetrarem nos diminutos pedaços de gelo transparentes, não passam através dele, mas se refletem, nos limites das partículas de gelo com o ar (relfexão interna total) e, a superfície que dispersa desordenadamente em todos os sentidos os raios de luz que incidem sobre ela, aparece, para o olho, como branca.
neve

Por que se utiliza o sinal vermelho como sinal de parada de trafego?

Os raios de luz vermelha, como raios de maior comprimento de onda, dispersam-se menos nas partículas suspensas no ar do que as outras cores. Por esta razão, os raios de luz vermelha podem ser vistos a uma distância maior.
sinal vermelho

Onde surgiu o Homo sapiens?

Há duas hipóteses de onde essa espécie teria surgido, a hipótese da monogênese africana e a hipótese multirregional. A primeira sugere que H. sapiens teria surgido unicamente na África, depois espalhou-se e substituiu as outras espécies de hominídeos viventes (sem hibridização). A grande maioria (99,9%) dos pesquisadores aceitam esta teoria. A segunda hipótese (praticamente enterrada) sugere que H. sapiens teria surgido em vários lugares ao mesmo tempo, a partir de espécies arcaicas. Mas para esses pesquisadores, todas as espécies após H. erectus seriam subespécies de H. sapiens. Crânio alto e curto (capacidade de 1400 cm³), presença de queixo, ausência de prognatismo e substituição do torus supraorbital pela arcada superciliar são características desta espécie.
homo sapiens

O que é a camada de ozônio?

Devido à alta reatividade, a concentração de ozônio é resultado de um equilíbrio entre a sua produção e destruição, gerando camadas de alta e baixa concentração que atingem níveis máximos numa faixa de 30 Km de altura, chamada Camada de Ozônio. Está situada na estrastosfera, entre 15 e 50 Km , formando um escudo protetor natural da Terra, contra as radiações UV provenientes do Sol. Quando os raios UV incidem sobre uma molécula de ozônio, esta energia extra rompe as ligações entre os átomos, liberando uma molécula de O2 e um átomo de O livre.

O3(g) + hn –> O(g) + O2(g)

Nesta reação perceb-se que o Ozônio é consumido naturalmente como também é produzido na presença de um catalisador, havendo um equilíbrio.
camada de ozônio

Por que a água apaga o fogo?

Logo que a água entre em contato com o objeto em chamas, a água se transforma em vapor. Para transformar a água em vapor, o objeto perde calor. Primeiro o objeto cede calor para a água provocando um aumento em sua temperatura ( denominamos este calor de calor sensível. Para a água é de 1 cal/g C); depois, a água entre em ebulição e se transforma em vapor ( denominamos de calor latente de vaporização. Para a água é de 500 cal/g). Assim, a água acaba esfriando o corpo aquecido. Como o vapor produzido ocupa um espaço centenas de vezes maior em volume do que a água que o produziu, ele envolve o objeto e impede a renovação do ar. Sem o ar a combustão é impossível. Estes processos ocorrem simultaneamente.

Essas são curiosidades que as vezes passam despercebido, e que muitas vezes caem em vestibulares. enfim, qual a sua curiosidade?

3 Respostas to “Curiosidades”

  1. Nossa que moço lindo é esse? said

    Que moço é esse que lindo nossa eu e minha irmã nos apaixonamos por ele!
    Lindo demais!
    BjoOoOoOoo
    ♥Linduuuuuuuu♥

  2. Marina said

    essa é a pergunata mais legal?

    por que o coco fede?

    hshaushuashuahuhsa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: