Quem não sabe pensar acredita no que pensa.

Quem sabe pensar desconfia do que pensa, e põe-se a repensar…

Elogio a mentira

Posted by teiversonalves em 11 de maio de 2007

Mentira, inverdade, peta, fraude – Bota aí.

Volto à mentira, tão na moda e tão visível. (E dita e mutiplicada no momento histórico-tecnológico em que vivemos.)
Porque fala, o homem mente. Aliás, é o único animal que mente. Superior intelectualmente aos outros animais, assim que aprendeu a falar, começou a mentir.
Não havia como evitar. Dizem os fundamentalistas que no príncipio era o verbo. Eu, que não sou fundamentalista e, dizem muitos, nem mesmo fundamental, acho que no príncipio foi a interjeição. Vendo isto e aquilo, o ser humano, já orgulhoso hominídeo e pitecantropo erectus, sentia uma íntima necessidade de “significar” isto ou aquilo. Até que um dia… conseguiu! Diante de um tremendo trovão, alcançou imitar seu som, emitiu um Hrrôôôuuu! Estava inventada a palavra para trovão, naturalmente uma onomatopéia. E lá ficou a designação, com suas naturais variantes semânticas Hrrãouuu! e Hrããhumm!, durante duzentos anos, todos os hominídeos e hominídeas – só falando – Hrrôôôuuu! Pouco depois – duzentos mil anos – outro ser humano (já homosapiens) gritou maravilhado diante de uma chachoeira: “Chuá-chuá!”.
De uma coisa estou convencido: ao contrário do que dizem os neuroliguistas, a palavra não foi criada pelo córtex cerebral. A ânsia de criar palavras, a ânsia pela expressão, é que criou o córtex cerebral.
Repito: o homem é o único animal que mente. Nunca vi um gato latindo pra fingir de cachorro. Nem um galo cacarejando pra enganar que pôr ovo. Papagaio não vale. É um reles e ridículo imitador.
A primeira mentira humana foi quando o cara viu um Irrrpslll (lêao) e o chamou de LLispirr (veado). Mas não havia aí nenhuma intenção criminosa. Apenas malévola. Pois o inventor da mentira foi o homo ludens (lúdico), quer dizer, um humorista.
mentira

Uma resposta to “Elogio a mentira”

  1. Bárbara said

    A mentira nada mais é que uma
    verdade invertida,hoje em dia
    ninguem mente,só notifica a verdade!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: