Quem não sabe pensar acredita no que pensa.

Quem sabe pensar desconfia do que pensa, e põe-se a repensar…

O mundo dos blogs

Posted by teiversonalves em 22 de março de 2007

Quem não conhece os diários virtuais, mais conhecidos como blogs? Uma novidade que chegou no Brasil em 2002, envolta em polêmicas e paixões.
Eufóricos usuários dizem que os blogs são o passo inicial para que todas as pessoas tornem-se visíveis ao mundo. Calcula-se que os blogs atinjam a casa dos 50 milhões. É a liberdade de expressão potencializada ao máximo.
Mas, afinal, o que é um blog? A definição afirma que é um diário on line, mantido por qualquer um na internet. A para parece ter surgido pela primeira vez em 1997, quando John Barger chamou seu diário pessoal na rede de “weblog”.
Em 199, outro navegante quebrou o termo em dois, para gerar o trocadilho “we blog”, ou “nós blogamos”. Aí a palavra blog virou moda. Tornou-se sinônimo de qualquer diário ou registro mantido na Internet. É possível escrever um texto, publicar fotos, criar links para pontos de rede…
Nos últimos anos, os blogs ampliaram suas possibilidades, tornando-se as ferramentas mais completas de comunicação e de interação, não sendo mais restrito aos adolescentes.
Empresas, jornalistas e formadores de opinião começãram a olhar para ele de forma diferente. Percebeu-se que os blogs são ótimas ferramentas de contato direto com clientes e público alvo.
Imagine algum acontecimento inédito ou assustador que nos afetasse repetinamente e sí tivéssemos conhecimento dele mais tarde. Certamente você diria: “Que atraso!”. Seria o jornalismo tradicional comprimido pelo tempo. Daí o valor de notícias em tempo real, mais ainda, instatâneas.
O blogs preencheram esse espaço, atualizando para você o que acontece na vizinhaça e no mundo, sem sair da frente desses maquinários futurista, ou melhor, seu computador. O mundo apoderou-se da novidade: uma ferramenta capaz de dar voz a qualquer pessoa acesso ‘a Internet.
Essa maravilha da comunicação contemporânea, entretanto, merece atenção, pois, além de beneficiar, os blogs podem também destruir uma imagem. Tudo depende do modo como é explorado esse ambiente de discussão entre usuários da rede.
Até mesmo porque liberdade de manifestação de pensamento não inclui anonimato. Os blogueiros podem estar sujeitos a serem responsabilizados civil e criminalmente quando seus comentários constituírem calúnia, injúria ou difamação.
Logo, os blogs constituem instrumento de dupla face, sendo preciso consciência para seu uso, pois a rede é um espaço de expressão livre e só quem pauta seu discurso pela ética e pelo respeito ao seu próximo poderá usufruis bem dessa inédita liberdade!

Teiverson Alves.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: