Quem não sabe pensar acredita no que pensa.

Quem sabe pensar desconfia do que pensa, e põe-se a repensar…

Violência verbal…

Publicado por teiversonalves em 9 de março de 2007

Você ficou sem entender bem o que aconteceu – conversou com uma pessoa que a tratou de maneirá ríspida, grosseira. Tentava provocá-la a todo instante, mas só você percebia. Não, você não está ficando paranóico, a violência verbal infelizmente existe e pode estar em qualquer lugar. A transgressão das regras verbais, um assunto que merece nossa reflexão, é invisível para muitos por não expor marcas físicas. Não obstante, as suas cicatrizes podem destruir vidas, se assim você for se deixar levar por elas. E ainda que passe socialmente despercebida e que seja tolerada para não romper estruturas, temos de discuti-la.
A violência verbal pode também estar camuflada, sendo mais comum do que podemos imaginar e a todo instante estamos sujeitos a recebê-las. E o que dizer da agressão verbal direta! Sabemos que as palavras tem poder para alegrar assim com tem poderes para machucar e são piores do que a agressão física, pois deixam marcas, as vezes, para sempre!
Na vida familiar as vezes é pouco reconhecida tornando assim comum entre o marido e a mulher, passando por seus filhos. Assim a violência praticada na fala, como usar palavras de baixo calão e falar com tom de voz elevado, em meio ao silêncio, sob domínio do medo, fragiliza as pessoas-agredidas. Embora esse tipo de agressão não tenha marcas evidentes, é tão grave quanto o ato físico. Temos de dizer um basta a esse tipo de atitude. Não basta chocar-mos-nos com atos de descriminação que incluem violência, principalmente as físicas, e horrorizarmo-nos com guerras, bombas, tiroteios e crimes hediondos e abandonarmos as agressões verbais.
Não, o mundo certamente será melhor quando cuidarmos para que nosso comportamento verbal reflita respeito pelo outro, permitindo diferenças individuais, quer nas opiniões, quer nas escolhas, traduzidas por elegante e civilzado discurso verbal.
violencia

Teiverson Alves.

About these ads

32 Respostas para “Violência verbal…”

  1. Cris disse

    Quem sofre agressão verbal pode denunciar?
    Onde denunciar?
    O marido que agridi verbalmente a esposa expulsando-a de casa como pode ser denunciado e punido? Qual os direitos de uma mulher casada, frente a uma agressão verbal?

  2. camila disse

    muito bom seu texto! e com toda certeza a violencia verbal é tão dolorida como a fisica, vou levar isso para debate em minha sala de aula! faço Serviço Social!
    abraço a todos.
    Camila Moraes de Oliveira.

  3. Joyê disse


    Obrigada..... esse sera um assunto a ser discutido em sala de aula.

  4. Deprimida disse

    Sou diariamente agredida verbalmente pelo meu marido. Isto está me destruindo aos poucos. Me transformei em outra pessoa, triste, não tenho vontade de sair, de conversar, nem sei mais sorrir. Como isto acontece dentro de casa, não tenho como provar. Que medidas legais posso tomar?

    • fabiani santana disse

      você pode entrar com proceso por danos morais e até dependendo do tipo de agressão, cabe calunia e difamação. seu companheiro lhe agride verbalmente porque você vem permitindo que isso aconteça.
      outra medida muito importante é vc procurar um psicólogo e respaudar-se através de laudo médico das consequencias psicológicas que esse trauma causou em sua vida, deixando vc uma pessoa fragilizadada e doente.No seu caso é importante infatizar o mal que essa agresão lhe causou lhe excluindo de uma vida social. vá até uma delegacia de mulheres e reaja você merece ser tratada com respeito e dignidade é um direito de todo cidadão.

  5. Lane disse

    Sou uma pessoa que não sei me devender verbalmente, já fui agredida verbalmente, mas não sabia o que fazer. Queria saber o que eu posso ta fazendo nesses casos?

  6. vanessa disse

    Ola queria saber se agressoes verbais tem penalidade na policia ou nao…?
    obrigada.

  7. Rosineide disse

    GOSTARIA MUITO DE SABER O QUE POSSO FAZER PARA PARAR COM AS AGRESSÕES VERBAIS QUE TENHO SOFRIDO DO MEU COMPANHEIRO E TAMBEM DE SEUS AMIGOS VIA TEL E ELE NÃO FAZ NADA PARA ME DEFENDER SO DIZ QUE TENHO QUE IGNORAR…ELE BEBE COMPULSIVAMENTE E JA NÃO TENHO MAIS A VONTADE DE VIVER COM ELE MAIS SOU OBRIGADA ELE FALA QUE NÃO VAI EMBORA O QUE EU FASSO??OBRIGADA

  8. Preciso dar um basta nas agressões verbais e fisicas.Nao ha dialogo, e por ter que aguentar as agressoes, por qq motivo,estou nervosa e vivo mal.
    , Ja estou orando e Deus esta cuidando mas sou eu que tenho que sobreviver e fazer algo… e se ficar esperando…nao acho que Deus vem fazer por mim…..me oriente

  9. tamara camillo disse

    oi eu estou fazendo um trabalho sobre a violencia verbal gostaria q podesem me ajudar me mandando tipos de violencia verbal e como podemos acabar c isso se tem lei contra esse tipo de violencia .desde de ja muito obrigado

  10. Midie disse

    AH, obrigada, me ajudou com meu trabalho de filosofia *-*

  11. oi.depois que me casei a 1 ano, minha vida tem sido escutar muitas agressões verbais, é raro ter paz em casa, a pessoa não pode ver a gente feliz que logo arruma um jeito de estragar com palavras horríveis, estou sentindo minha auto estima muito muito baixa, sei que sou uma mulher bonita mas não consigo acreditar, as pessoas se afastaram de mim, pois ele tem muito ciumes, to meio perdida, a vida não esta tento mais sentido pra mim, não sei o que fazer, pois não me separei ainda por que tenho tenho muitas contas pra pagar (minha vida so fica feliz quando eu compro alguma coisa, mas depois passa) e so fica contas que são ele quem paga, então com eu estava disendo não me separei ainda por que não tenho como pagar essas contas, ele me umilha de tudo quanto é jeito, o que eu faço? Me ajude.

  12. Marcia disse

    Ola! stou desenvolvendo um trabalho sobre violencia verbal citada em sala de aula como analise do discurso.Puta que pariu, vai tomar no cú, pôrra e carralho essas sao as palavras chaves q vou trabalhar, me ajude a desenvolver este trabalho.

  13. Guylheme.R disse

    Gostei muito, prinipalmente para fazer meu trabalo.
    Muio bom, valu obrigaduu…

  14. bad boy disse

    esse site eh legalzinho prestando favores a galera deprimida muito legal

  15. muito legal este assunto

  16. daniela cristina Bordin disse

    Olá, Meu marido sai todos os finais de semana e chega em casa por volta das 04:00 ou das 6:00 da manhã. Ele ja me agrediu verbalmente varias vezes diz que sou burra, que não largo dele porque não sou capaz de me sustentar sozinha, que dependo dele para viver. Ameaça tirar os meus filhos de mim. Uma vez uma vizinha até chamou a policia para ele achando que ele estava me batendo. Eu juro que não sei mais oque fazer.

  17. Roberta disse

    Olha eu realmente não consigo estender como algumas pessoas foram criadas. Acredito que foram bichos na infância. Particularmente falo do meu marido. Se acha o dono da verdade, o sabe tudo, garanhão, ofende, humilha, até na frente de meu filho. Ele é formado em Administração, eu realmente fico abismada, pois todas as conversas são em vão.Rezo a Deus para ficar VIUVA o mais rápido possivel.

  18. taty disse

    oi fui agredida verbalmente nao sei o que fazer o agressor foi meu esposo tenho 24 anos acho que devo continuar com esse erro ante ele era um doce agora se tranformou em um mostro acho que o amor acabou e o respeito tb nao sei o que fazer?

  19. talita disse

    oi eu queria ajuda… comecei a trabalhar tem uns 2 meses em um lugar onde meu patrao e muito ignorante..ele humilha os funcionarios , e tem me humilhado muito tbm, ele grita e chinga palavroes e me faz limpar a escada e a garagem dele, eu tenho essa obrigação??? alem de tudo me chinga na frente das pessoas, e ainda acha ruim qndo eu choro com o que ele me diz… me diz que sou incompetente e coisas mais …..o que eu posso fazer????

  20. jackeline disse

    oiiiiiiii
    fui agredida por uma mulher verbalmente e ela anda mim defamando em todo lugar q chego teve uma briga essa semana e ela envaldiu minha casa e ainda deu parte de mim o q faco qual as medidas q devo tomar??

  21. nao sei oque fazer disse

    ola pessoa bom estou procurado uma ajuda bom eu sou agredida verbalmente todos os dias pela minha mae venho aturando isso por muito tempo mas agora tenho que dar o basta nessa historia gostaria de saber qual profidençia eu posso toma para que isso venha para de aconteçer.

  22. Ericka Barros disse

    Gostaria de uma ajuda, tenho uma vizinha que me jogou na justiça do trabalho. Este processo ja foi concluido e pagamos todos os direito que lhe cabia. Porém esta moça não para de nos pertubar, joga pedra na casa da minha mãe, fica ligando a cobrar durante a noite para casa, nas madrugadas fica batendo na janela do quartos, não sabemos mais o que fazer, gostaria de fazer uam denuncia contra esta moça na delegacia ,mais não sei em situação esta caso se enquadra. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?Gostaria de saber mais a fundo sobre este artigo, e quais consequências esta moça vai ter?

  23. ana maria disse

    desde que viajei para o São Paulo e Rio de Janeiro a fim de mostrar meu roteiro para algum diretor da rede globo, que venho sendo agredida verbalmente. engravidei 3 meses depois e ele teve a coragem de pedir DNA da nossa filha e daí então passei por tudo que é tipo de umilhação e agreção verbal. A cidade toda ficou sabendo da suposta traição minha. Ele me ignorou durante os 9 meses de gestação. Quando nossa filha nasceu ele só olhou pra carinha dela depois de 30 dias, foi quando estava com o DNA em mãos. vivo com ele até hoje e ele não teve nem o cuidado de pedir desculpas ou um simples sinto muito pela minha desconfiança. Tenho 3 filhos com ele: 15, 14 e a caçulinha de 2 anos e meio. O que faço pra ser feliz. aguardo resposta.

  24. leslane disse

    obrigado !!esse site me ensinou algo q eu ñ sabia!!

  25. sem nome disse

    Por favor, estou sendo agredida verbalmente pelo meu irmão. Isso vem acontecido já um tempo, ele me chenga de prostituta e me manda enbora de casa. Me ajudem não consigo viver como uma pessoa comum, nem consigo conversar com meu filho direito, nem estudar.

  26. gfrfbghvbf disse

    daoraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: