Quem não sabe pensar acredita no que pensa.

Quem sabe pensar desconfia do que pensa, e põe-se a repensar…

Inteligência Intrapessoal

Posted by teiversonalves em 6 de março de 2007

Os individuos com inteligência intrapessoal desenvolvida estabelem uma vida direta coma própria consciência, dominam seus sentimentos com facilidade e têm uma idéia clara de sua capacidade e seus limites. Sabem usar suas experências, positivas ou negativas para se aperfeiçoar. São, em suma, pessoas dona de si. Em parte, foram essas características que permitiram a Sigmund Freud desenvolver as idéias que o levaram a inventar a psicanálise. Sua contribuição foi a teoriasobre o que existe por trás da consciência – o inconsciente. Durante o século XIX, nas águas do positivismo, acreditava-se que as pessoas tinham conhecimento completo de si próprias e de sua vida, e exerciam controle total sobre ambos. O médico austríaco sugeriu que não temos controle nem mesmo sobre nossos pensamentos, e que frequentemente agimos em desacordo com o que manda a nossa racionalidade.
freud

Teiverson Alves.

About these ads

28 Respostas to “Inteligência Intrapessoal”

  1. glaucia said

    Por favor… eu preciso de ajuda, nao sei mais o que fazer, tenho relacionamento interpessoal, ate bem, mas intrapessoal é pessimo.
    Descobri e percebi que estou presa nessasituaçao, nao tenho controle emocional proprio de forma alguma.ME de alguma dica, procedimentos que devo tomar.
    Obrigada!!!

  2. Oi Glaucia.
    Você precisa manter evitar o frenesi, procura relaxar, e você verá uma meneira de desenvolver isso, de forma que só te ajude, e não atrapalhe da forma que está atrapalhando. Não sou nenhum expert no assunto, mais agente pode conversar melhor pelo msn, se você tiver, me add. rapitor_@msn.com

    Tudo de bom.
    E não esqueça que você não tem poderes sobre seus pensamentos, mais com o tempo você escolhe em quê quer pensar.

  3. Sheyla Alves said

    Gostei muito do teste e gostaria de material para desenvolver em sala com um grupo de formação continuada, na área de educação, acerca do assunto relção intrapessoal.
    Desde já agradeço.

  4. Nayara said

    boa tarde,
    estou com pequeno problema pra resolver uma questão sobre autoconhecimento, gostaria da sua ajuda.

    ” Você trabalha no setor de RH (Recursos Humanos) de uma empresa de aproximadamente 300 pessoas, há algum tempo você vem percebendo que algumas pessoas dentro da empresa não se conhecem, sabendo da importância do trabalho em equipe e que as pessoas devem trabalhar integradas, desta forma, o que você sugeria a sua gerêcia para resolver este problema?”

    • MARINA said

      A introspecção contribui para as relações interpessoais. Refletir sobre os erros e acertos e o tipo de comportamento para o desenlace de cada resultado, pois a vida não pode ser aleatória. Outra coisa de grande importancia é o bom humor , auto controle e disciplina, educação emocional.

  5. Tolomei said

    Futucando a rede sobre o tema Inteligencia Intrapessoal, vim para aqui. Para os interessados, não deixem de ler o o Livro Escutando Sentimentos – da Editora Dufaux http://www.editoradufaux.com.br , Autor: WANDERLEY SOARES DE OLIVEIRA
    Espírito: ERMANCE DUFAUX
    Editora: DUFAUX

    Detalhes / Sinopse:
    “O sentimento é a maior conquista evolutiva do Espírito. Aprendendo a escutá-lo, estaremos entendendo melhor a nossa alma. Não existe um só sentimento que não tenha importância no processo do crescimento pessoal. Quando digo a mim mesmo “não posso sentir isto”, simplesmente estou desprezando a oportunidade de auto-investigação, de saber qual é ou quais são as mensagens profundas da vida mental” (Ermance Dufaux)
    Dados Técnicos
    Código: 1959
    ISBN: 859808039X
    Páginas: 235

    Abraços,

  6. Thá said

    Adoooreiii saber disso!

    minha inteligência eh Intrapessoal, e no fundo eu sempre soube disso!! Só que eu queria achar mais sobre o assunto…

  7. Fernanda said

    Oi…

    vou fazer uma iniciação cientifica a respeito de inteligencia intrapessoal…
    você pode me dar uma idéia?

  8. lia said

    boa noite,gostaria de saber como posso desenvolver uma dinâmica em grupo a respeito das relações intrapessoal.se puder me ajudar agradeço.

  9. maria said

    Boa noite
    Gostaria uma orientação para o que lhe chamo problema.
    Acredito em mim e na minha mente.( sinto que minha mente é a dona de um tudo sem qualquer intervenção)
    Tenho idéias claras sobre meu limites e minhas capacidades, sei o que quero e vejo a vida na mais perfeita realidade sem muito ir além..
    Acontece que me tornei conselheira de muita gente: Inclusivamente de advogados, doutores, de pessoas que ainda não se encontraram no seu mais profundo eu. Etc.
    Os meus conselhos e orientações são baseados na ordem em factos reais para que a pessoa possa entender e se encontar.
    Sei ir ás profundezas das coisas e causas, utilizo muito minha mente achando que não penso (Acho desnecessario, embora consciente que pensar é inevitavel).
    Quando estou em face de alguém capto o que os outros pensam na mais perfeita ordem e de esta forma consigo ajudar..
    Gostaria obter uma orientação a este dito problema
    obrigada

  10. samanta said

    muito legal ,parabens(L)(F)

  11. samanta said

    meu professor de filosofia é muito legal,ele ajuda-nos a compreender bem a matéria e até nos faz rir , vou contar uma historia que ele nos disse e nos divertimos muito. “um cara ñ tinha entendido bem a materia de filosofia entao pediu explicaçao ao seu irmão , o irmão então disse: vc tem um aquario em casa a resposta foi “sim” entao se vc tem é pq vc gosta de peixe “sim” respondeu o irmão.O peixe também lembra a sereia então vc gosta de sereia “sim”respondeu ele seria tambem lembra a mulher entao vc gosta de mulher “sim” ” assim eles fizeram a associação.No outro dia ele chegou naescola todo feliz ñ estava nem preocupado com a materia. Então seus amigos perguntaram e ele disse:
    Vou ensinar vcs .Vcs tem um aquario em casa ?? eles respondem dizendo que não então ele diz entao vcs sao gays!!!!!HUAHUAHUAHAUUAUAUAUAUAHUUHAUHHAHUHUAHUAUHUHAUA

  12. samanta said

    HAUAHUUHAUHAUHUHAHUAHUHUAHUAHUHAUHAHUAUHAUHAHUUHAHUAUHAUAUHUAHAHUAUHAUHAHUAHUHUAHUAHHAHUAHUHUAHUAHUHUAHUAHUHUAHUA

  13. claudia said

    Eu ainda n’ao entendi o intrapessoal gostaria de absolver melhor de como utiliza-la dia a dia..ou qual pessoas desenvolvem isto..tenho um representa;’ao das inteligencias multiplas e a minha [e a intrapessoal..e n’ao peguei o conceito

  14. Boa Noite..
    Eu estudo faculdade de Pedagogia, e estou no 2° periodo..
    Minha professora me passou um trab da materia Epistemologia e emu trab tem o nome de Inteligencia Intrapessoal..
    Presciso muita da nota e quero saber muito mais sobre ele, sera que é possivel ter mais conhecimento sobre isso..
    Muito grata
    Att Priscila

    • LUCIANA said

      Inteligência intrapessoal – Esta inteligência é o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e idéias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações lingüisticas, musicais ou cinestésicas.

  15. Obrigada pela leitura. =]

  16. Hilda said

    olá…
    Tenho que apresentar um seminário sobre inteligencia intrapessoal, mas não sei o que significa,com surge, com agir c/essas pessoas; só sei o que sempre aparece nos conteudo do google e uma ideia clara de suas capacidade.. mas com assim ideias claras… me de exemplos ou me fala com devo apresentar este seminario o que devo falar p/meus colega de forma que eles e eu entenda do assunto.
    Agradeço sua ajuda…
    obrigada…

  17. Fabiana said

    …Eu ainda não intendi a Inteligencia Intrapessoal,gostaria de adquirir mais conhecimento sobre esse assunto…

    • LUCIANA said

      O que seria intrapessoal?é a comunicação que uma pessoa tem consigo mesma,corresponde ao diálogo interior onde debatemos as nossas dúvidas,perplexidades,dilemas,orientações e escolhas.Esta de certa forma,relacionada com a reflexão. Se quisermos bem-relacionarmo-nos com o próximo,precisamos primeiramente melhorar a qualidadeda “comunicação conosco mesmos”,também determinada de “comunicação intrapessoal”.A comunicação intrapessoal reflete e alimenta-nossas crenças,culturas,valores,hábitos,virtudes,defeitos e infinitos condicionamentos responsáveis pela nossa dificuldade em mudar muitas coisas que gostariamos de mudar em nossas vidas;se a cominicação intrapessoal não abre espaço para estas mudanças,elas não ocorrem!

  18. almeida said

    Relações intrapessoais correspondem aos sistemas epistemiológicos de carater egocêntrico num sentido metafisico, desde que haja o pressuposto de ação reagente que infere diretamente na adjunção matemática dos paralelos fitoplasmáticos. Numa ótica quantica adversa poderíamos citar os tratados que estabeleceram os hemisférios de latitude e longitude e ainda as bulas papais do século XIV que auferiram grande valor na prosaica, nem por isso menos bucólica inglaterra do periodo medieval, contribuindo de forma decisiva para elucidação dos digramas de epaminondas. Ufa!!

  19. ajuda p/trabalho educação infantil said

    estou fazendo estágtio de pedagogia e preciso deste trabalho, anos iniciais de 0 a 6 anos.

  20. josé said

    Posso estar sofrendo por dentro mas sempre consigo sair de problemas psiquicos, já tive duas depressões e me curei sem remádios.
    sem contar que me conheço mais do que conheço qualquer outra coisa no mundo

  21. jura said

    não entendi nada mas vou procurar entender

  22. nayara said

    estou precisando da ajuda de vcs,
    estou fazendo um trabalho sobre
    inteligencia intrapessoal,
    gostaria que vcs me dessem opiniao,
    de atividades para crianças ate 5 anos
    que envolva inteligencia intrapessoal.
    desde ja agradeço.
    estou aguardando suas opinioes.
    bjim

  23. Rose said

    Muito interessante!
    Interpessoal é relacionamento entre duas ou mais pessoas.
    Intrapessoal é o relacionamento consigo mesmo? É isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: